TRABALHO FABIANA SUSTENTABILIDADE GASES
Efeitos do Gases Poluentes
Os gases do efeito estufa são aqueles que dificultam ou impedem a dispersão para o espaço da radiação solar que é refletida pela Terra. Grande parte destes gases é produzida pelos seres humanos em diversas atividades, principalmente pela queima de combustíveis fósseis, atividades industriais e queimadas de florestas. Ao segurar este calor em nosso planeta, estes gases estão também provocando o aquecimento global.
Principais gases do Efeito Estufa
- Dióxido de Carbono - CO2
- Gás Metano - CH4
- Óxido Nitroso - N2O
- Perfluorcarbonetos
- Hexafluoreto de Enxofre - SF6
- Hidrofluorcarbonetos - HFCs
O desequilíbrio ambiental
Em primeiro lugar, para entender melhor , é preciso conhecer os efeitos nocivos da emissão de gases poluentes na atmosfera, entre eles o CO2.
O dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico ou CO2, é essencial à vida no planeta, já que ele é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese - processo pelo qual alguns organismos transformam a energia solar em energia química. Esta energia química, por sua vez, é distribuída para todos os seres vivos por meio da teia alimentar. Este processo é uma das fases do ciclo do carbono e é vital para a preservação das espécies, tais quais as conhecemos.
O carbono é, portanto, um elemento básico e indispensável na composição dos organismos. Por outro lado, a liberação de dióxido de carbono por meio da queima de combustíveis fósseis e pelas mudanças no uso da terra - desmatamentos e queimadas, principalmente -, impostas pelo homem, pode levar a importantes alterações nos estoques naturais de carbono e tem um papel fundamental na mudança do clima do planeta.
A concentração de CO2 na atmosfera começou a aumentar no final do século XVIII, quando ocorreu a revolução industrial, que exigiu a utilização de grandes quantidades de carvão mineral e petróleo como fontes de energia. Desde então, de acordo com dados fornecidos pela estação