TRABALHO EXTRA LINQ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DIEGO TONDIM ROCHA
TRABALHO EXTRA
LINQ
BLUMENAU
2012
INTRODUÇÃO
Todos os aplicativos, exceto os triviais, precisam processar dados. Historicamente, a maioria dos aplicativos fornece uma lógica própria para realizar as operações.
Mas essa estratégia pode fazer o código em um aplicativo tornar-se excessivamente amarrado à estrutura dos dados que ele processa, se as estruturas de dados mudarem, talvez você precise realizar um número significativo de alterações no código que trata os dados.
Os projetistas da LINQ ou Language Integrated Query fizeram um exame completo sobre como os sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional, como o SQL
Server, separam a linguagem utilizada para consultar o banco de dados do formato interno dos dados na base de dados. Baseados nisso, desenvolveram a LINQ, com uma sintaxe e semântica muito semelhante àquelas da SQL, com vantagens parecidas.
Você pode mudar a estrutura subjacente dos dados em consulta sem precisar alterar o código que a realiza. Você deve estar ciente de que, embora a LINQ pareça semelhante à SQL, ela é muito mais flexível e pode tratar uma variedade mais ampla de estruturas de dados lógicas. Por exemplo a LINQ pode tratar dados organizados hierarquicamente, como aqueles encontrados em um documento XML.
LANGUAGE INTEGRATED QUERY
O LINQ é um conjunto de recursos introduzidos no .NET Framework 3.5 que permitem a realização de consultas diretamente em base de dados , documentos XML , estrutura de dados , coleção de objetos entre outros usando uma sintaxe parecida com a linguagem SQL.
Abaixo podemos ver como utilizar o LINQ com uma fonte de dados XML:
Para trabalhar com a sintaxe do LINQ é só adicionar o using para o namespace
System.Linq, além disso para trabalhar com XML e LINQ precisamos adicionar o using para o namespace System.Xml.Linq: using System.Linq; using System.Xml.Linq;
Para