Trabalho Experimentação Animal
Antes de debater uma ou outra vertente é necessário saber os conceitos de experimentação e vivissecção animal, bem como seu histórico, objetivos e importâncias, além de conhecer os dois lados da polêmica. A reflexão importantíssima do Princípio dos Três “Erres”, a biossegurança de biotérios e a análise da legislação acerca do assunto também são essenciais para a compreensão do problema em questão.
DESENVOLVIMENTO
Definição de Experimentação Animal e Vivissecção
Experimentação animal é o uso de animais em experimentos científicos, testes da indústria de cosméticos e outras indústrias e na educação, para estudos médicos e biológicos.
A operação feita em animais vivos para estudos de fenômenos fisiológicos em nome da ciência e da pesquisa trata-se de vivissecção, que é o nome dado para o ato de abrir animais vivos para estudo e experimentação.
As principais espécies de cobaias usadas para experimentação animal são roedores como ratos, hamsteres, coelhos e porquinhos-da-índia, devido à sua viabilidade econômica: são pequenos, dóceis e se reproduzem com rapidez, sendo, portanto fáceis de manejar, armazenar e de repor. Outros tipos de animais usados, menos frequentemente, para experimentação animal são cães, gatos, rãs, porcos, cavalos, porcos, peixes e macacos.
História da Experimentação Animal
Desde a pré-história o homem já observava os animais e