Trabalho experimental com a caixa de skinner
O objetivo geral do experimento é fazer com que o rato associe o som da alavanca do bebedouro com a presença de água. Assim, o som do bebedouro torna-se estímulo discriminativo para a resposta de tomar água, e o rato aprende a baixar a barra para saciar-se. Em última análise, o experimento visa comprovar a prática relacionada à teoria aprendida em sala de aula.
INTRODUÇÃO
Na disciplina de Psicologia Experimental passamos por vários momentos de aprendizagem, onde diversos autores foram estudados pelos alunos até chegarmos à parte prática do experimento – a caixa de Skinner. Realizou-se o experimento de aprendizagem do rato no laboratório, utilizando-se a observação sistemática.
Os treinos foram estabelecidos em três etapas: o treino ao bebedouro, a modelagem e a saciação. Estas três etapas puderam mostrar as variações de condicionamento no comportamento do animal e assim associá-los aos autores e seus conceitos.
Também foram abordados assuntos relacionados com a ética na pesquisa utilizando animais.
DESENVOLVIMENTO
MATERIAIS PARA O EXPERIMENTO
Para realizarmos a análise experimental do comportamento utilizamos:
Animal: Rato fêmea - C4 Caixa de Skinner Filmadora para coleta de dados Cronômetro Computador para análise de dados
REGISTRO DOS DADOS
Durante todo o experimento e todas as etapas, os dados de observação do comportamento do rato e a cronometragem do tempo foram medidos pela filmadora e o cronômetro do celular. Os dados foram posteriormente analisados pela dupla.
TREINO AO BEBEDOURO
Objetivos da etapa do experimento
Estabelecer ao rato a exploração do ambiente da caixa de Skinner;
Associar ao rato o barulho da alavanca com o recebimento de gota de água;
Fazer com que o rato se aproxime do bebedouro ao ouvir o som da alavanca para beber a gota de água, e repetir o feito por pelo menos vinte vezes;
Comportamentos eliciados pelo rato
Coçou a cabeça, focinho e limpou seu corpo. Farejou o ambiente por