trabalho exatas
FÍSICA (PROF: LÉLIO M RIBEIRO)
1 - Um corpo está numa temperatura que, em ºC, tem a metade do valor medido em ºF. Determine essa temperatura na escala Fahrenheit.
2 - (Unifor-CE) Uma escala de temperatura arbitrária
X está relacionada com a escala Celsius de acordo com o gráfico abaixo.
As temperaturas de fusão do gelo e de ebulição da água, sob pressão normal, na escala X valem, respectivamente:
a) -100 e 50 d) 100 e -100
b) -100 e 0 e) 100 e 50
c) -50 e 50
3 - (Cesgranrio–RJ) Uma caixa de filme fotográfico traz a tabela apresentada abaixo, para o tempo de revelação do filme, em função da temperatura dessa revelação.
A temperatura em °F corresponde exatamente ao seu valor na escala Celsius, apenas para o tempo de revelação, em min, de:
a) 10,5 b) 9 c) 8 d) 7 e) 6
4 - (UEPI) Duas escalas termométricas arbitrárias, E e G, foram confeccionadas de tal modo que as suas respectivas correspondências com a escala Celsius obedecem à tabela abaixo.
A relação de conversão entre as escalas E e G é dada por:
5 - (UFBA) As indicações para o ponto de fusão do gelo e de ebulição da água sob pressão normal de dois termômetros, um na escala Celsius e outro na escala Fahrenheit, distam 20 cm, conforme a figura. A 5 cm do ponto de fusão do gelo, os termômetros registram temperaturas iguais a:
6 - (Unifor-CE) Fazendo-se passar vapor d’água por um tubo metálico oco, verifica-se que a sua temperatura sobe de 25 °C para 98 °C. Verifica-se também que o comprimento do tubo passa de 800 mm para 801 mm. Pode-se concluir daí que o coeficiente de dilatação linear do metal vale, em °C-1:
7 - (Uniube-MG) No continente europeu uma linha férrea da ordem de 600 km de extensão tem sua temperatura variando de _10 °C no inverno até 30 °C no verão. O coeficiente de dilatação linear do material de que é feito o trilho é . A variação de comprimento que os trilhos sofrem na sua extensão é, em metros,