Trabalho Estudos Sócios Históricos Culturais
1 - Fazer uma relação com o texto PIONEIROS DA EDUCAÇÃO com as idéias do FLORESTAN FERNANDES
O texto (Pioneiros da Educação) trata de uma reflexão de dois pensadores, o sociólogo Fernando de Azevedo e o filósofo Anísio Teixeira, onde buscavam teorizar, de maneira científica, a educação nacional e por isso foram denominados “pioneiros da educação”.
O objetivo era compreender, de forma sistemática, como se constituía a educação no Brasil, não apenas em seu aspecto pedagógico como também em sua forma institucionalizada, o que possibilitaria identificar os problemas existentes na educação escolar nacional e refletir sobre eles.
Para Fernando de Azevedo (1953), o processo educacional seria um meio de assegurar o desenvolvimento da sociedade, sua unidade, continuidade e evolução social. Era necessário que a educação e as instituições escolares pudessem se desenvolver de maneira crítica, baseada no que se configurava como específico para a formação da nação. Dessa forma, a institucionalização da sociedade brasileira e de seus meios sociais, a partir da formação e consolidação de um Estado forte, seriam fundamentais para o desenvolvimento de uma educação organizada e sistematizada no país.
O objetivo do autor ao entender a educação, não é torná-la um instrumento de intervenção social, mas sim, gerar estudos teóricos que possibilitem compreender quais são os problemas que afetam a denominada “questão educacional” brasileira.
As observações e consideração feitas por Azevedo (1953), estão presentes nas discussões propostas por Anísio Teixeira (1957), ao tentar teorizar a educação escolar brasileira. Suas investigações também se basearam na forma como a educação nacional estava dividida dentro do sistema escolar: ensino primário, secundário e universitário. Partindo dessa divisão, esse autor constatou que desde a formação primária, o indivíduo, no Brasil, já entra em um processo seletivo.
Segundo Teixeira (1957), a forma como a educação no país