trabalho estudantil
O movimento estudantil é um movimento da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes. O estudante é um vir a ser profissional,é o futuro não-estudante. Sua condição presente é passageira. Logo, é um sujeito TRANSITÓRIO.
Estudante é diferente de aluno; aluno é aquele que tem acesso ao ensino - matriculado em alguma instituição de ensino - , estudante é aquele que interage com a instituição educativa de forma mais intensa - Grupos de Estudo, grupos culturais, pesquisa, programas de extensão, PET, Atléticas... O Estudante tem o vínculo com a instituição de ensino como elemento central de sua identidade, como elemento organizador de sua vida em sociedade - ele se define como estudante, e não só como alguém que estuda. A forma de interação é a mais variada possível, o movimento estudantil é uma delas.
Na maior parte das universidades brasileiras, o movimento estudantil é liderado por DCEs, DAs e CAs. Caracteriza-se por ser um movimento policlassista que representa ou defende os interesses da categoria estudantil.
O Movimento Estudantil(ME) atualmente pode ser dividido em dois grandes blocos de atuação: o ME Geral e o ME de Área. O MEl ano local mais fortificada. Consegue fazer uma discussão das políticas educacionais e das concepções de educação.
• ME DE ÁREA – Proximidade com a formação profissional, o que possibilita a discussão acerca do currículo, da formação profissional, do caráter ideológico da formação. A partir das discussões e de ações em comum, consegue forjar uma identificação dos estudantes com a sua categoria profissional, já firmando um laço para o militante pós-ME.
• Os dois movimentos são complementares, indissociáveis na totalidade e na luta concreta(uma vez que quem os constroem são os estudantes, o mesmo sujeito) e indispensáveis para o acúmulo de força social para transformar a universidade e a sociedade.
Movimento estudantil brasileiro
O Movimento estudantil brasileiro é um movimento social