Trabalho estruturas metálias
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA – FEA
FABRICAÇÃO, MONTAGEM E TRANSPORTE DE ESTRUTURAS METÁLICAS
Eduardo Carvalho Teixeira de Salles
Disciplina: Estruturas Metálicas – Turma CA
Professor: Antônio Carlos Viana Silva
Belo Horizonte
Dezembro / 2011
Eduardo Carvalho Teixeira de Salles
FABRICAÇÃO, MONTAGEM E TRANSPORTE DE ESTRUTURAS METÁLICAS
Belo Horizonte
Dezembro / 2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
2. FABRICAÇÃO DE ESTRUTURAS METÁLICAS
3. TRANSPORTE DE ESTRUTURAS METÁLICAS
4. MONTAGEM DE ESTRUTURAS METÁLICAS
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS LITERÁRIAS
1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
Nos tempos atuais e com a construção civil em alta, obras sendo executadas a todo vapor e grandes empreendimentos são vistos diariamente em todos os lugares em que transitamos.
Com o mercado das construções em alta e com os grandes avanços tecnológicos, construir se tornou mais “simples” e principalmente bastante rentável.
Procura-se hoje fazer com que as obras sejam rápidas, ágeis, dinâmicas, sem sujeira e sem desperdício de materiais. E nesses aspectos a construção em estruturas metálicas é imbatível, ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional.
Sendo assim, este presente trabalho tem como objetivo demonstrar do ponto de vista prático e técnico a fabricação, montagem e transporte de estruturas metálicas, tal como seus benefícios.
2. FABRICAÇÃO DE ESTRUTURAS METÁLICAS
As estruturas metálicas são geralmente fabricadas a partir de perfis laminados, perfis soldados ou perfis compostos de chapas e seções laminadas. A geometria da seção transversal dos perfis é escolhida em função do tipo de esforço a que a peça estará submetida; as seções padronizadas estão disponíveis em diversas dimensões e em diferentes tipos de aço.
Seções padronizadas laminadas de perfil aberto incluem vigas I, com alturas variando entre 203 mm até 914mm, proporcionadas de forma a se obter o melhor momento de inércia