TRABALHO Estrutura MADEIRA
A madeira é um dos materiais mais antigo utilizados nas construções da civilização. Nesse trabalho iremos tratar de forma simples e objetiva todo conteúdo apresentado do capítulo 1 ao 5 do livro ESTRUTURAS DE MADEIRA, do autor Walter Pfeil.
CAPITULO 1
1.1 A MADEIRA COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
A madeira é um dos materiais mais antigos utilizado na construção civil devido a sua disponibilidade e facilidade de manuseio. E comparada a outros materiais de construção ela apresenta uma excelente relação peso/ resistência.
Por outro lado, ela esta sujeita a ataques de fungos,brocas,fogo, etc. Além disso por ser um material natural apresenta inúmeros defeitos como nós e fendas. Mas são facilmente tratas com o uso de produtos industriais.
1.2 CLASSIFICAÇÃO DAS MADEIRAS
As madeiras utilizadas nas construções são obtidas de troncos de árvores. Divididas em duas categorias devido a sua estrutura celular do tronco:
- Madeiras duras: Provenientes de árvores frondosas, com o crescimento lento. Ex: Peroba, Ipê, Aroeira,etc.
- Madeiras macias: Provenientes em sua maioria de árvores coníferas, de crescimento rápido. Ex: Pinheiro-do-Paraná, Pinheirinho,etc.
1.3 ESTRUTURA E CRESCIMENTO DAS MADEIRAS
Crescimento e macroestruturas das madeiras
As árvores que produzem madeiras para construção civil são do tipo exogênico, ou seja, que crescem pela adição de camadas externas sob a casca, com as seguintes camadas de fora para dentro:
- Casca
- Alburno
- Cerne
- Medula.
Preferencialmente as madeiras de construção devem ser tiradas do cerne assim sendo mais durável.
Nos climas frios e temperados o crescimento do tronco depende da estação. Na primavera e no início do verão, o crescimento é mais intenso.
Nas madeiras macias cerca de 90% do volume é composto por fibras longitudinais. E a excelente relação resistência/peso se deve pela eficiêcia estrutural das células fibrosas ocas, com seção arredondada ou retangular.
1.4 ESTRUTURA MOLECULAR DA MADEIRA
A