Trabalho estrutura demonstrações contábeis
Sem resposta.
Questão 2 –
È comum a empresa distribuir todo o Lucro Líquido do Exercício? Justifique.
Sim. A empresa têm que fazer essa distribuição pois do contrário estaria fadada á estagnação ou até mesmo á sua própria ruína.
Deverão ser feitas as reservas e Retenção de Lucros. A Reserva Legal será constituída obrigatoriamente pela empresa, até que seu valor atinja 20% do capital social realizado, quando então deixará de ser acrescida. As Reservas Estatutárias destinadas a fins específicos tais como reserva para renovação de equipamentos, reserva para pesquisa de novos produtos etc...Reserva para Contingências destina parte do lucro líquido a formação de reserva com a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado. Reservas de Lucros a realizar no exercício em que o montante do dividendo obrigatório ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício, destina o excesso á constituição de reservas de lucros a realizar. E finalmente os dividendos que são a parte do Lucro que se destina aos acionistas da empresa.
Questão 3 –
O gerente da Cia Fado S.A ao calcular o valor dos dividendos a pagar, percebeu que não constava no Estatuto Social o percentual que deveria atribuir aos dividendos. Se você fosse consultado e com base no teor de que dispõe a lei das SA´S qual seria sua orientação?
A orientação seria de seguir o que consta na Lei a respeito de quando o percentual é omisso no Estatuto.
Segue abaixo: § 2o Quando o estatuto for omisso e a assembléia-geral deliberar alterá-lo para introduzir norma sobre a matéria, o dividendo obrigatório não poderá ser inferior a 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido ajustado nos termos do inciso I deste artigo. (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 2001)
Questão 4 –
O que se faz com o lucro não pago aos donos do capital, nem utilizado como reservas ou outros fins? Responder para