Trabalho Estatistica Etapa 1 2
A estatística é, hoje em dia, um instrumento útil e, em alguns casos, indispensável para tomadas de decisão em diversos campos: científico, econômico, social, político, etc.
Estatística é coleta de dados e de informações que serve para conhecer e realizar mudanças internas e externas. Com base nessas informações coletadas por meio de pesquisas que serve para conhecer os fenômenos ou eventos do cotidiano.
Estatística Descritiva: é o resumo das informações coletadas.
Inferência Estatística: analisam-se amostras da população e seu resultado servirá para o restante não pesquisado. Onde, a população é o elemento da análise.
Neste presente documento trataremos como pesquisadores, construir um relatório, contendo resultados da pesquisa estatística, auxiliando assim o Coordenador de Gestão Financeira a programar e ministrar as palestras de maior interesse.
1. Processo CEP
CEP é conhecido como o conjunto de técnicas que serve para garantir a estabilidade e a garantia dos processos de produção. Os principais fundamentos para a implantação do CEP é pensar e decidir de acordo com os dados estatísticos.
O CEP deve ser uma ferramenta utilizada por todos dentro da organização, e não somente, por líderes ou técnicos.
A implantação do CEP nas empresas tem como objetivo impulsionar os custos para baixo, já que gera menos erros, menos refugo e menos retrabalho.
Ele serve para analisar a capacidade e a qualidade nos processos produtivos de uma empresa.
Com qual objetivo utiliza-se o CEP?
Para gerar informações para a fabricação de novos produtos;
Favorecer o processo de decisão no momento da compra de matéria prima;
Disseminar informações no processo de produção e
Avaliar a concorrência.
2. Aplicação da Estatística
Duas técnicas são utilizadas na estatística, a probabilística e a não probabilística.
Probabilística: A população e sorteada aleatoriamente Essa é a amostragem mais conveniente, pois somente o acaso interferiria nos resultados.
Não