TRABALHO ESTACA ESCAVADA
Curso Técnico em Desenho de Construção Civil MODULO II - DIURNO
TRABALHO DE PROJETOS DE FUNDAÇÕES E TERRAPLANAGEM
Belo Horizonte
2015
ESTACA ESCAVADA
Professora: Lidiane Franciele Santos.
Alunos:
Brenda Oliveira Ribeiro
Maria Eduarda Bandeira
Sara Dias Coelho Soares
Thais Stela de Abreu
Victor Ergon Rocha Lima
Sumário
1. INTRODUÇÃO 04
2. DEFINIÇÃO 05
3. APLICAÇÃO 05
4. PROCESSO EXECUTIVO 06
5. CUSTO 07
6. VANTAGENS E DESVANTAGENS 07
7. CONTROLE DE QUALIDADE 08
8. CONCLUSÃO 09
9. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 09
RESUMO
O Presente trabalho tratará das fundações do tipo trado mecânico que tem sido amplamente utilidades em locais em que existirão presença de obras de grande e médio porte com aplicação de cargas.
As estacas escavadas caracterizam-se por serem moldadas no local após a escavação do solo com perfuratrizes rotativas ou ainda com trados mecânicos ou manuais, porem estes últimos com possibilidade de atingir somente pequenas profundidades, são também executadas através de torres metálicas, apoiadas em guindastes sobre esteiras ou acopladas em caminhões. Em ambos os casos são empregados guinchos, conjunto de tração e haste de perfuração, podendo esta ser helicoidal em toda sua extensão ou constituída de trados com comprimento de 2 e 6 m em sua extremidade, procedendo-se ao avanço através de prolongamento telescópico. Podem ser executadas com ou sem presença d’agua.
1. INTRODUÇÃO
Estacas escavadas com trado manual (brocas) foram submetidas a provas de carga à compressão realizadas no Campo Experimental de Engenharia Geotécnica (CEEG) da UEL, a fim de avaliar seus comportamentos quanto à capacidade de carga e aos recalques. As estacas brocas, de concreto, possuíam diâmetros de 20 cm e comprimentos de 3m e 6m, embutidas em solo argilo-siltoso, poroso, de consistência mole, laterizado e colapsível, típico da camada superficial do subsolo da região de Londrina/PR. O solo