trabalho escrito
A RESPONSABILIDADE DA EMPRESA NA ECONOMIA PÓS-MODERNA 2
A RESPONSABILIDADE SOCIAL DE SER COMPETITIVO 2
ÉTICA E GERAÇÃO DE RIQUEZA: A TOMADA DE DECISÃO RACIONAL 3
GERAÇÃO DE BEM-ESTAR: A TOMADA DE DECISÃO FUNDAMENTADA EM VALORES. 3
O IMPERATIVO ECONÔMICO DA GESTÃO RESPONSÁVEL DA EMPRESA 4
A RESPONSABILIDADE DA EMPRESA NA ECONOMIA PÓS-MODERNA
A economia pós-moderna marcada pelo capitalismo, as empresas têm responsabilidade além dos lucros na sociedade atual. Em frente a catástrofes eminentes as empresas precisam tomar decisões que podem afetar diretamente o rumo de uma tragédia, afetando a economia de um país.
Na empresa The Home Depot, ao reabrir após uma tragédia ocasionada por furacões nos Estados Unidos, a empresa vendeu madeira a preço de curso, alegando que por ética não poderia beneficiar-se da tragédia. Segundo observadores financeiros a empresa tinha tomado uma inteligente decisão de negócios.
A empresa Walmart também deu exemplo abrindo o máximo de suas lojas para atender as pessoas após tragédias. Refletindo positivamente no mercado, as ações destas empresas valorizarão quase cem por cento.
O desenvolvimento moral das organizações influenciou as iniciativas de responsabilidade social. Analisando as condutas individuais, linguagens, símbolos, e significados compartilhados de sua organização é possível prever sua conduta ética potencial diante um dilema moral.
O impacto na bolsa de valores diante uma crise moral é real. Apresentando uma conexão significativa entre ética e rentabilidade nas empresas. Entre os fatores que afetam as empresas (públicas e privadas) são: escândalos, crimes de “colarinho branco”, suborno, pagamentos ilegais, discriminação de minorias, poluição e ética duvidosa nos negócios.
A RESPONSABILIDADE SOCIAL DE SER COMPETITIVO
Uma empresa tem por finalidade gerar rendimentos positivos à seus investidores, sendo essa uma obrigação moral para com os mesmos. Para Raimond Kedilhac existem sete grandes finalidades de toda a