Trabalho Escrito
- É considerado por muitos o mais expressivo psicólogo americano.
- Em 1931, pós-graduou-se em Psicologia, abordando pela primeira vez a posição que iria nortear em toda sua carreira: que um reflexo nada mais é do que a correlação entre um estímulo e uma resposta .
- Principais obras: ''Sobre o Behaviorismo'', ''O Mito da Liberdade'', ''Walden II'', ''Ciência e comportamento humano'' e ''Contingências de reforço - uma análise teórica.''
- A preocupação central das pesquisas e da teoria de Skinner era o condicionamento de comportamentos operantes. A partir de suas experiências na chamada ''caixa de Skinner'', o psicólogo conseguiu condicionar o comportamento dos ratos. A partir disso, estabeleceu as bases de sua teoria, acreditando que os princípios do condicionamento operante poderiam ser aplicados em qualquer pessoa.
- A idéia principal dessa teoria é de que o reforço condiciona o comportamento, sendo que este é determinado por experiências negativas ou positivas. A recompensa é mais efetiva quando acontece imediatamente após o comportamento desejado, e o comportamento que não é recompensado ou que é punido não deve voltar a acontecer.
- Os teóricos do reforço vêem o ambiente como causa do comportamento. De acordo com eles, não são os eventos cognitivos internos que controlam o comportamento, e sim os reforços.
a) Reforço Positivo: é aquele que apresentado a uma situação favorece o surgimento da resposta operante. Água e alimento, por exemplo.
b) Reforço Negativo: é um estímulo que, removido, fortalece a probabilidade de uma resposta operante. Choque elétrico, calor ou frio intenso, barulho etc.
No experimento do rato na caixa, um pedaço de queijo reforça a pressão da barra(Ele só aparece quando o rato pressionar a barra e se for suspenso).O comportamento é emitido visando à APRESENTAÇÃO do reforço (no caso o alimento). Este é o caso de reforçamento positivo, em que a comida é o reforço positivo.
Já o reforço