Trabalho escrito f sica 3
No século XIX, com a descoberta da relação do magnetismo com a eletricidade, os fenômenos magnéticos ganharam uma dimensão muito maior através dos trabalhos de Hans Christian Oersted, André Marie Ampère, Michael Faraday e Joseph Henry, além de outros exemplos. No final do século XIX, diversos fenômenos já eram compreendidos e tinham aplicações tecnológicas; motores e geradores elétricos eram as mais importantes.
As primeiras fontes conhecidas de magnetismo foram os imãs permanentes. Um mês após Oersted ter anunciado sua descoberta de que uma agulha de bússola era defletida por uma corrente elétrica, Jean-Baptiste Biot e Félix Savart anunciaram os resultados de suas medidas de torque sobre um imã próximo a um fio longo transportando corrente e sua análises a respeito desses resultados em termos do campo magnético produzido por cada elemento de corrente. André-Marie Ampere estendeu esses experimentos e mostrou que os elementos da corrente também sofrem a ação de uma força na presença de uma campo magnético e que dois elementos de corrente exercem força um sobre o outro.
Como um campo magnético é produzido?
Como o campo elétrico é produzido por cargas elétricas, é natural pensar que o campo magnético seja produzido por cargas magnéticas. Entretanto, embora a existência de cargas magnéticas conhecidas como monopolo magnéticos seja prevista em algumas teorias, os