TRABALHO ESCRITO TICA
Discutir questões étnicas raciais em nossa sociedade é falar a cerca dos grupos existentes contribuindo para um maior entendimento a cerca dos preconceitos de etnia e gênero que vem ao longo do tempo rotulando pessoas. Dessa forma, sabendo que em nossa sociedade existem diferentes grupos de raças é possível destacar a forma que as raças são vistas e suas implicações nos modos de viver.
De acordo com Colosso (et al) “A sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnico raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo” , mas ao logo de nossa história muitas marcas de desigualdades sociais, predominado a exclusão de negros e indígenas foram pertinentes, o que propõe refletirmos sobre o impacto dessas ações no desenvolvimento biopsicossocial de nosso povo.
Quantas sequelas marcaram e ainda persistem a partir de tais comportamentos discriminatórios no Brasil, que são o reflexo da pouca prática do conhecimento da nossa diversidade cultural. Reproduzir tais conceitos preconceituosos sobre a nossa diversidade étnica, favorecendo algumas raças em detrimento de outras, ainda é comum e retrata um fechamento a novas discussões a respeito das questões étnicas.
No entanto, a psicologia, como ciência e área de expansão do conhecimento da psique, tem o compromisso de alavancar discussões e práticas que provoque outras interpretações e indagações de nossas riquezas culturais. Permitindo outros olhares, despidos de arquétipos e