Trabalho escrito pr operatorio
PRÉ
OPERATÓRIO
PEDAGOGIA 1B NOTURNO
NOME: Nelcina Ferreira de Sousa RGM: 14018900
NOME: Aline Lima da Silva RGM: 14032121
NOME: Patrícia Caldeira Silva RGM: 14034760
INTRODUÇÃO
Esse trabalho fala sobre a criança em sua fase pré-operatória, de como os jogos e brinquedos, agem em sua vida social e o que eles podem desenvolver nas crianças.
JOGOS E BRINCADEIRAS
Os estudos realizados nessa área fazem com que os termos jogos, brinquedo e brincadeiras, muitas vezes sejam usados como sinônimos. No “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa” por exemplo, a definição de brinquedos é objeto que serve para as crianças brincarem ou jogo de crianças e brincadeiras. Alguns estudos no Brasil – como o de Rosamília e Oliveira – também empregam esses termos indiferenciadamente.
Podemos situar a origem ideológica no início do século XIX, com a mudança de concepção da criança e por conseguinte, da brincadeira. Antes disso, tudo que vinha da criança era desvalorizado. A ausência de um sentimento de infância que considerasse as especificidades infantis fazia com que as brincadeiras comportamentos espontâneos que têm origem na criança, fossem consideradas atividades fúteis e sem maior utilidade. Somente a partir de Rousseau e do Romantismo é que uma nova concepção de criança surge, na qual é rica em potencialidades interiores e portadora da verdade, e a brincadeira é boa porque é da natureza da criança.
Embora uma criança de 3 anos não apresente um desenvolvimento físico tão rápido quanto o de um bebê, as marcas de lápis na parede mostram sensível crescimento e uma perda de robustez em troca de uma aparência geralmente mais esguia e atlética. A medida que os músculos abdominais se desenvolvem, troncos, braços e pernas se alongam. Esse desenvolvimento físico é acompanhado com rápido desenvolvimento-motor grosso (saltar, correr, rolar) e também com igual desenvolvimento-motor fino