Trabalho Escrito Pasteuriza O
DEIVID FABRÍCIO MORAES
EDUARDA SPEROTTO RECH
PABLO ALDO VILAMOSKI CASTILHO
SAMUEL HENRIQUE FLOR DA ROSA BUENO
PASTEURIZAÇÃO
1 INTRODUÇÃO
Na natureza existem os chamados micro-organismos, que são seres vivos invisíveis ao olho nu, presentes em todos os lugares. Estes necessitam de determinados fatores para sua sobrevivência e multiplicação, como a água, ar, temperatura e nutrientes, e todos estes fatores podem ser facilmente encontrados em produtos alimentícios. Existem diversos tipos de contaminantes microbianos, entre eles destacam-se os patogênicos, ou causadores de doenças chamadas Toxinfecções Alimentares, que determinam sintomas como vômitos, diarreia, cólicas, tão frequentes na população.
A pasteurização foi criada pelo cientista francês Louis Pasteur no século XIX consiste em sujeitar os alimentos a temperaturas elevadas por determinado tempo reduzindo, de forma significativa, a quantidade destes micro-organismos e evitar que haja contaminações.
2 DESENVOLVIMENTO
A pasteurização tem como principal benefício e objetivo a redução da quantidade de micro-organismos do alimento, o que prolonga a vida útil do produto e retarda a sua deterioração, causando um mínimo de alteração no produto. Vários alimentos sofrem o processo de pasteurização, como leite, sucos, cerveja, polpas de frutas, entre outros. Especialmente para o leite, o processo é importante por eliminar bactérias causadoras de doenças, o que aumenta a segurança do alimento. O processo, por ser brando, não é capaz de eliminar todos os micro-organismos presentes. Produtos muito perecíveis, como o leite, necessitam ser mantidos sob refrigeração, mesmo após o processo, para não deteriorarem. Outros produtos como cervejas (presença do álcool) e sucos (acidez elevada), podem ser mantidos embalados em temperatura ambiente.
A pasteurização é utilizada rotineiramente tanto na matéria-prima recebida quanto no produto final. Em regra, é utilizada em todos os alimentos in natura. A