Trabalho Escrito Oceano
Nesse capitulo introdutório o autor define o mercado de atuação das empresas fazendo uma analogia com um oceano. Nesse cenário temos o oceano azul caracterizado pelos mercados inexplorados abrangendo todos os setores não existentes, sendo o espaço de mercado desconhecido. Pelo outro lado o oceano vermelho represente todos os setores existentes, aquele mercado conhecido por todos e por onde a maioria das empresas “navegam”.
No oceano vermelho as fronteiras setoriais são claras, definidas e é de conhecimento de todos. Há uma busca pela maior fatia do mercado, em que empresas bem sucedidas são aquelas que possuem maior demanda existente. Ou seja, é notório que nessa disputa pelo mercado sempre há um vencedor e um perdedor, enquanto um ganha o outro perde. Pelo outro lado, no oceano azul a competição é irrelevante, pois a regra que rege o mercado não é definida, não há um perdedor pois o mercado até então não foi explorado. Atualmente explorar o oceano azul é o grande desejo das empresas porém saber como cria-lo é o grande desafio.
Apesar desse termo oceanos azuis seja relativamente novo, sua existência é antiga. Há mais de 100 anos atrás as indústrias em geral engatinhavam em relação a tecnologia e sua visão estratégica não era considerada relevante no contexto do mercados, sendo a navegação pelo oceano vermelho praticada pela grande maioria. O autor cita que a explicação para tal é simples: essa filosofia remete uma influência militar que está enraizada nas empresas, em que, assim como numa batalha, o vencedor obtém o território limitado do derrotado. Porem concentrar se nesse oceano é aceitar os principais fatores de uma batalha (território limitado e a necessidade de derrotar seu inimigo para realizar seus objetivos) sem utilizar sua real capacidade e criatividade para criar novos mercados.
Para exemplificar a navegação constante pelo oceano vermelho, o livro revela um estudo realizado com 108 empresas, que tem como resultado os