Trabalho escrito LEI
Fernanda Assis
Marina Vicente Vieira
Mariana Barbosa de Assis
Mariana Vicente Vieira
Tais Sâmera Valadares
LEI SARBANES OXLEY
PEDRO LEOPOLDO
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
A LEI SARBANES OXLEY 4
MOTIVO DE CRIAÇÃO DA LEI 6
COMPARATIVO ENTRE AS REGRAS CONTABEIS SEGUNDO A LEI SARBANES OXLEY E AS MESMAS PRÁTICAS NO BRASIL 8
VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SUA CRIAÇÃO 9
CURIOSIDADES 10
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12
Palavras chave: auditoria, fraudes, lei e demonstrações contábeis.
PEDRO LEOPOLDO
2015
INTRODUÇÃO
A Lei Sarbanes Oxley, também distinguida como Public Company Accounting Reformand Investor Protection Actof 2002, sancionada em 30 de julho de 2002 pelo presidente George W Bush, é uma lei federal dos USA em resposta aos numerosos escândalos corporativos e contábeis de grandes proporções o corridos antecedentes a sua criação.
Nomeada com base nos nomes de seus patrocinadores legislativos, Senador Sarbanes (democrata de Maryland) e Deputado Michel G. Oxley (republicano de Ohio), a lei foi aprovada pela Câmara por votação de 423 a 3 e pelo Senado a 0.
A legislação é abrangente e estabelece novos padrões e melhorias para todas as companhias abertas norte americana, conselhos de administração, diretorias e empresas de auditoria interna.
A Sarbanes tem por objetivo constituir sanções que restrinjam procedimentos não éticos e em desacordo com as boas práticas de governança corporativa por parte das empresas atuantes no mercado norte americano. O objetivo final é devolver o nível de confiança nas informações geradas pelas empresas.
Seus efeitos foram bastante significativos não só nos Estados Unidos. Isto por que, mesmo as empresas que não eram norte-americanas, mas possuíam cotações secundárias em uma Bolsa de Valores, deveriam também seguir as novas leis, assim como seus auditores.
A