Trabalho Escrito JOSU DE CASTRO
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
DISCENTES: CLAUDEMIR, IGOR DE LUCCAS, JACINTO BORDALO, MARCOS PAULO E WALDIANA ALMEIDA
JOSUÉ DE CASTRO
SÃO LUIS – MA
2015
Josué Apolônio de Castro, cientista e professor universitário no Brasil e no exterior, formado em medicina em 1929. Foi o mentor de uma série de políticas e órgãos de Estado, objetivando à melhoria da tão precária condição de vida da população.
Recifense, moldado na lama dos mangues pernambucanos, publicou 22 livros e foram traduzidos em 25 idiomas. Seu livro Geografia da Fome em 1946 desenhou o mapa da fome no Brasil, relatando a escassez de obras sobre a fome e a importância do tema, com a consciência de quem sabia que a fome causa estragos maiores que as guerras e epidemias na sociedade, uma vez que, ela de guerras. Alguns anos depois publicava Geopolítica da Fome, onde registrou e denunciou a miséria no mundo.
Em plena expansão do capitalismo, o tema fome, não era discutido em grandes proporções, Josué chama a atenção a este polêmico assunto, tratado antes como resultado das más condições climáticas da região e a partir daí o assunto passa a ser discutido como problema que envolve o sistema político dominante.
Com uma linguagem mais “leve” de seus livros, o autor utiliza de histórias de sua trajetória para tratar de assuntos tão complexos. Enxergava adiante, viu em 70 o que vivemos atualmente. Sempre a favor da paz, Josué foi militante ativo nas lutas por igualdade econômica e social, pelo desarmamento e contra a guerra fria que dividia o mundo em dois blocos: capitalismo e socialismo. Sempre foi requisitado em reuniões internacionais para tratar da temática “fome”, convidado também pra estudar problemas de alimentação e nutrição de países como Estados Unidos e Argentina.
Em 1955 a Assembleia Mundial da Paz reunida em Helsinque, deu a Josué o prêmio internacional da paz de ciências. “Os ingredientes da paz são o pão e o amor” – pregou Josué da Fome,