Trabalho Escrito Hist Ria Da Arte
ARQUITETURA E URBANISMO
HISTÓRIA DA ARTE
MOEMA OLIVEIRA
RAFAELLA DANTAS
ANÁLISE DA OBRA DE ARTE
‘’O PASSEIO – MULHER COM SOMBRINHA’’
CLAUDE MONET
CABEDELO
2014
Introdução O passeio, um dos mais belos quadros expostos por Monet na segunda mostra impressionista, representa a sua mulher e seu filho no campo nos arredores de Argenteuil. Camille e Jean são vistos de baixo pra cima numa perspectiva não muito usual para o artista. O tema O Passeio foi replicado 12 anos mais tarde em 1886, em um famoso par de quadros : Ensaio de Figura ao Ar Livre (Voltada à Direita) e Ensaio de Figura ao Ar Livre (Voltada à Esquerda).
O Ponto de Vista Factual
Mulher com sombrinha ao ar livre e uma criança.
O Ponto de Vista Expressional
Em vez de fazer um retrato de sua família em lugar fechado, Monet preferiu pintar ao ar livre em uma única sessão que durou algumas horas, pretendendo com isso transmitir a sensação de um passeio casual em vez de um retrato formal. O quadro passa a impressão de ter capturado o instante em que sua mulher e seu filho interrompem o passeio para serem retratados pelo artista.
O Ponto de Vista Técnico
A dimensão total da obra é de 100×81 e com moldura (não foi encontrado o material da mesma) 119,4×99,70.
O material utilizado foi provavelmente Óleo sobre Canvas (Tecido denso de algodão em ligamento tela) os artistas geralmente pintam sobre lona branca, apesar so algodão e a fibra também estarem disponíveis. Na época de Monet, a lona podia ser comprada em tamanhos padrão, numa arrumação de madeira, já com base de gesso ou argamassa, pronta para uso. Sabe-se que Monet tinha cores moídas manualmente, manipuladas para ele, pelo negociante Mulard, na Rue Pigalle.
Em especial retratam o céu e a relva em longas pinceladas, quase apressadas, como se Monet quisesse transmitir a ideia de espontaneidade na reprodução da luz, fator presente nas produções do