Trabalho escolar
Tema Introdução:
Os astecas habitavam a Península do Yucatán, região onde atualmente está localizado o México. Esse povo formou uma das civilizações mais organizadas e desenvolvidas do continente americano.
Durante seu curto período de expansão, entre 1325 e 1521, os astecas se destacaram na arquitetura, nas estratégias de guerra e na astronomia.
Tema Religião:
Eram politeístas (acreditavam em vários deuses) e acreditavam que se o sangue humano não fosse oferecido ao Sol, a engrenagem do mundo deixaria de funcionar. O Grande Templo de Tenochtitlán:
O Grande Templo se localizava no centro Tenochtitlán, na praça principal da cidade. Ele tinha 40 metros de altura e podia ser visto a longa distância em meio aos canais, lagos e pequenos barcos que, durante todo o dia, levavam e traziam passageiros e mercadorias para a gigantesca cidade asteca.
O Templo não era apenas uma obra-prima da arquitetura, mas, sim, o centro do universo para essa civilização. O local onde ele foi construído, em 1325, é o marco inicial da cidade de Tenochtitlán. Os astecas acreditavam que, para manter o templo, eles tinham que fazer rituais de sacrifício todos os dias.
Foi reconstruído diversas vezes, tornando-se sempre maior e mais belo que o anterior.
A partir de 1521, com a conquista do Império pelos espanhóis, a cidade e o templo foram destruídos e este nunca mais foi reconstruído.
Explicação sobre a imagem:Do Templo
Santuário de Huitzilopochtli - o deus Sol era a divindade protetora dos astecas.
1. O santuário de Tláloc - feito em homenagem ao deus da chuva, esse templo era decorado com a cor azul e possuía um chacmool em sua frente para que os fiéis depositassem os corações das pessoas que eram sacrificadas em homenagem ao deus.
2. O chacmool - é uma estátua que pode ser encontrada em várias culturas da América Central. Nela, eram depositadas oferendas aos deuses.
3. Braseiro - O braseiro era o local onde brasas incandescentes queimavam os corações