Trabalho Escola Rural
Centro de Ciências Rurais
Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
Projeto Escola Rural
Bolsista Orientada: Letícia Oliveira de Carvalho
Orientadora: Prof. Patrícia Londero
Santa Maria, 10 Outubro de 2014
PRODUTOS ORGÂNICOS
O que são produtos orgânicos?
Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. Os princípios!
O solo é considerado um organismo vivo, e dele deve ser retirado o mínimo possível;
Uso de adubos orgânicos de baixa solubilidade;
Controle com medidas preventivas e produtos naturais; O mato (ervas daninhas) faz parte do sistema. Pode ser usado como cobertura de solo e abrigo de insetos;
Como é aplicada?
Este sistema de produção, que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de aviação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Como adubar a Terra?
A compostagem é uma maneira de transformar o lixo orgânico (restos de alimentos, borra de café, folhas secas, cinzas, etc) em adubo. A compostagem contribui para reduzir a quantidade de lixo que se produz e se acumula, e também resulta em um composto orgânico cheio de nutrientes e que é usado para adubar hortas. Importância econômica
A produção orgânica, por sua própria natureza, se adequa à pequena propriedade rural, e com frequência esses produtores se organizam em cooperativas para comercializar seus produtos.
Essa organização permite o contato direto com o mercado consumidor, crescente nos grandes centros. A demanda por produtos orgânicos tem sido maior que a oferta, levando a um aumento dos preços dos alimentos orgânicos, e consequentemente, um aumento na renda dos seus produtores. Além disso, cresce o número de feiras de produtos orgânicos, onde o produtor vende direto ao consumidor.
Quais os