Trabalho eras
A era mesozoica (meso=meio e zóico=vida) é marcada pelo surgimento dos dinossauros e teve aproximadamente uma duração de cento e quarenta milhões de anos, sendo que na escala do tempo geológico, esta ocorreu após a era primária e antes da era cenozóico. Pode-se dizer que a era mesozóica representa a idade média da evolução da vida. Divide-se em três períodos: Jurássico, Triássico e Cretássio.
É importante dizer também, que a era mesozóica não foi marcada por transformações orogênicas, ou seja, não houve a formação de cadeias montanhosas.
Os movimentos orogenéticos serão observados através das grandes revoluções alpinas, somente na era terciária. Quanto a era mesozóica, observou-se apenas pequenos movimentos epirogênicos, os quais resultaram nos deslocamentos das linhas litorâneas. Nessa era ocorreu um grande desenvolvimento dos répteis, que dominaram praticamente todo o meio ambiente terrestre.
É nessa Era também que surgem as primeiras plantas com flores e as primeiras aves.
O primeiro Período do Mesozóico foi o Triássico que se estendeu de 250 a 205 milhões de anos atrás. Nesse Período todos os continentes estavam agrupados no super continente chamado Pangea. A Pangea era circundada por um oceano chamado Pantalassa, que corresponde ao atual oceano Pacífico e por um mar á leste chamado de Tethys. No final do Triássico são encontrados os primeiros fósseis de mamíferos, e em terra, aparecem diversos grupos de répteis, inclusive voadores, muito embora, a fauna desse período não seja tão diversificada quanto a do anterior uma vez que houve uma grande extinção em massa no início do Triássico.
O clima no triássico era muito mais quente e seco do que atualmente. A temperatura media do planeta era quase o dobro da atual, o que favorecia o aparecimento de formações de arenito e evaporito. A brisa da Oceânia consegue amenizar as temperaturas na borda da Austrália, mas o efeito desta brisa diminui indo para o interior desta, semelhantemente era isso que