trabalho eps
6.1 Caracteristicas da geografia classica
O conhecimeto cientifico esta permanete processo de transformação, com o aporte que se faz, a cada geração, de novos conhecimentos, dai o habito de se periodizar a evolução do conhecimento cientifico como um todo. Para a geografia admitimos, de forma esquematica, a existencia de um primeiro periodo em que pontificaram os institucionalizadores desta ciência, ao qual se seguiu outro de consolidação e de difusão do conhecimento geografico, a que chamamos periodo classico, e em seguida, após a segunda guerra mundial, teriamos o periodo moderno.
Levavam a geografia a consolidar-se como uma ciência ideografica e descritiva, usando o metodo indutivo, que parte do particular para o geral. Nestes estudos regionais, os alemaes preocuparam-se com a descrição e a analise da paisagem, em suas caracteristicas naturais, enquanto entre os franceses a geografia da paisagem, considerada uma ciência de sintese, dava grande importancia à visualização da mesma, tanto em seus aspectos fisicos como nas marcas nela deixadas pelo homem. De qualquer forma, o positivismo era transformado em um funcionalismo que invadiria todas as ciencias sociais.
O estudo das regioes levou o geografo a preocupar-se com uma visao totalizante da mesma e a procurar compreender e explicar a realidade como um todo, com a maxima fidelidade. Isto o fez aprofundar-se no estudo das condiçoes naturais, como a estrutura geologica, as rochas, o solo, as influencias climaticas e sua ação sobre o solo e vegetação, e o levou a analise das formas de organização do homem, dominando capitais e tecnicas para maximizar a utilização dos recursos disponiveis. Sentiu entao o geografo a necessidade de ampliar sua area de conhecimento e de ir buscar em outras ciencias, a que chamou de auxiliares, os conhecimentos necessarios à explicação da paisagem e à interpretação da realidade regional.
A geografia classica, porem, com todas as suas fraquezas, teve grande