Trabalho EPI Membros Inferiores
G.1 - Calçado
a) calçado para proteção contra impactos de quedas de objetos sobre os artelhos;
Deve possuir biqueira de aço. pode ser em couro, tecido, laminado sintético, PVC, PU ou borracha. Já o solado, em borracha, PU ou PVC. No canavial, a biqueira de aço de 100 Joules protege de impactos do facão.
b) calçado para proteção dos pés contra agentes provenientes de energia elétrica;
Para riscos elétricos. O cabedal pode ser em couro e o solado em PU, de resistência elétrica, ou borracha específica para o nível de risco (tensão elétrica). Há calçados impermeáveis em borracha ou elastomérico.
c) calçado para proteção dos pés contra agentes térmicos;
Para alta temperatura, pode ser em couro com solado de borracha nitrílica ou em fibra de carbono.
Para a baixa temperatura, pode ser couro, PVC ou PU,. Diferentes materiais para palmilhas. Com solado de poliuretano antiderrapante branco, forro interno de lã sintética, sem biqueira de aço
Bota forrada internamente com manta térmica sintética sem biqueira de aço
d) calçado para proteção dos pés contra agentes abrasivos e escoriantes;
e) calçado para proteção dos pés contra agentes cortantes e perfurantes; As palmilhas devem ser anti-perfurantes e anti-cortantes, como de aço ou outro material resistente (kevlar). Cabedal em couro, PVC ou borracha.
COTURNO ANTICORTE OPERADOR DE MOTOSERRA (COM BIQUEIRA DE AÇO)
Proteção dos pés contra riscos de queda de objetos sobre os artelhos e em atividades que envolvam grande influência de umidade. Indicado para operadores de motosserra, atividades industriais e agrícolas em geral.
DESCRIÇÃO
Calçado de segurança do tipo coturno ,confeccionado em vaqueta hidrofugada (não absorve umidade), lingüeta acolchoada, possui quatro camadas de fibra 100% poliéster de alta tenacidade, palmilha em couro anatômica e com tratamento higiênico anti-bacteriana, com sistema de amortecimento, cadarço em tecido, ilhós e arrebites metálicos.