Trabalho ensino religioso Adria
Ensino Médio
Adria Caroline Saraiva da Silva
Trabalho de Ensino Religioso
Manaus-AM
2015
Catolicismo
O catolicismo é uma das mais expressivas vertentes do cristianismo e, ainda hoje, congrega a maior comunidade de cristãos existente no planeta. As principais crenças do catolicismo estão embasadas na crença em um único Deus verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, que vincula a figura divina ao seu filho Jesus e ao Espírito Santo.
Além disso, o catolicismo defende a existência da vida após a morte e a existência dos céus, do inferno e do purgatório como diferentes estágios da existência póstuma. A ida para cada um desses destinos está ligada aos atos do fiel em vida e também determina o desígnio do cristão na chegada do dia do Juízo Final.
Ritos e Rituais
A Igreja católica tem sete sacramentos - rituais que alimentam sua fé e através dos quais é concedida a graça divina aos fiéis:
Batismo - é o primeiro ritual de purificação do catolicismo. Nos dias de hoje, costuma ser realizado com a imersão de parte da cabeça (ou às vezes até do corpo inteiro) em água benta, com posterior benção de um padre. Um católico só pode ser considerado católico após ser batizado.
Crisma ou Confirmação - sacramento em que um católico é ungido com um óleo abençoado e confirma sua devoção a Cristo e sua vontade em seguir sua religião. No catolicismo, é administrado quando o fiel já tem idade para discernir racionalmente suas escolhas - o que na maioria dos lugares costuma ser depois dos sete anos.
Confissão ou Penitência - sendo o pecado inerente à condição humana para a doutrina católica (os homens estariam condenados pelo pecado original de Adão), o católico precisa expiar sua culpa para ser merecedor da graça divina. O primeiro passo nesta direção é confessar individualmente seus pecados a um padre. O poder de absolvição, no entanto, não pertence ao padre, somente a Deus. A confissão é importante pois somente um homem livre de culpa pode