Trabalho engenharia
O trabalho a seguir visa explicar o funcionamento e mostrar uma aplicação prática para um tipo de condicionador de sinais muito utilizado na indústria siderúrgica (alta temperatura), o pirômetro. Para isso utilizamos de conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da disciplina e outras fontes tais como apostilas (SENAI) e internet, além de apresentar um exemplo prático de aplicação. O sistema de medição de temperatura é utilizado no processo de fundição da Indústria Teksid do Brasil, onde são fabricados diversos produtos fundidos (no caso da aplicação desse sistema bloco de motores para veículos automotivos).
2. Objetivo
O sistema que será apresentado a seguir tem como objetivo medir a temperatura do metal fundido, logo antes dele ser vazado, essa medição capacita ou não o vazamento do metal de acordo com a temperatura de vazamento estabelecida.
3. Funcionamento
Os termopares, um adaptado a uma lança e o outro descartável, são inseridos no metal fundido momento antes dele ser vazado, uma tensão na ordem de mV é gerada devido ao curto-circuito originado pelos termopares. Essa tensão é condicionada por um pirômetro e um circuito eletrônico e é digitalizada na forma de bit. Essa tensão digitalizada é utilizada em um mostrador digital que indica a temperatura do metal em uma escala em °C.
Diagrama de blocos:
[pic]
• Proteção do termopar:
Para que o termopar adaptado a lança não seja danificado quando for introduzido no metal a alta temperatura é utilizado um termopar descartável feito de papelão, chamado de cartucho, que tem como função proteger e fechar curto com o termopar adaptado a lança.
[pic]
• Como ocorre o curto-circuito:
A lança acopla-se ao cartucho que perde a proteção metálica, que se funde ao entrar em contato com o metal a alta temperatura. A ponta em forma de U é um fio de mesma composição do termopar, ela fica em contato direto com o metal