Trabalho Engenharia de Seguran a NR 12
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DANIEL JOSÉ MARTINS
DANIELA ROSA SANTOS ALVES
GEYSA MARIA DA SILVA
LEANDRO GUIMARAES SANTOS DA MATA
LUCIANO APARECIDO CORREIA SILVA
ENGENHARIA DE SEGURANÇA
ARAXÁ – MG
2015
DANIEL JOSÉ MARTINS
DANIELA ROSA SANTOS ALVES
GEYSA MARIA DA SILVA
LEANDRO GUIMARAES SANTOS DA MATA
LUCIANO APARECIDO CORREIA SILVA
EXERCICIOS NR 12
Trabalho apresentado a disciplina de Engenharia Segurança com parte das exigências do curso de Engenharia de Produção, no 9º Período do Centro Universitário do Planalto de Araxá.
Professor: Irajá
ARAXÁ – MG
2015
1) Fale sobre a capacitação dos colabores exigida pela NR 12 conforme comentado na reportagem.
Ficou estabelecido que todos os colaboradores envolvidos na operação, manutenção e inspeção de maquinas e equipamentos deveriam receber treinamento e capacitação na empresa e que esse treinamento deveria abordar os riscos inerentes a operação e todas medidas de proteção existentes. Os treinamentos devem ser específicos para cada tipo de maquina e há instruções sobre o conteúdo programático em um dos apêndices da NR12. A norma ainda aponta que quem autoriza ou planeja as capacitações é o responsável técnico da empresa.
2) Como foi a participação do lado patronal (representante das empresas) comente.
A NR 12 trata da segurança de máquinas e equipamentos. As empresas e seus representantes pedem mais prazos para continuar descumprindo a NR 12, mas não revelam que a norma existe há décadas, e sua atualização, em 2010, foi produto de negociação efetuada ao longo de anos e iniciada ainda na década de 1990, com a participação ativa e consentimento dos representantes empresariais.
Os representantes da bancada patronal reclamam principalmente por estarem, de acordo com a NR 12, no mesmo nível de responsabilidade que o fabricante das máquinas quanto à colocação de dispositivo de proteção.
O vice-presidente da CNI,