TRABALHO EMPREENDEDORISMO
830 palavras
4 páginas
GESTÃO EMPRESARIAL E EMPREENDEDORISMOATIVIDADE DISSERTATIVA 1
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
CAMPINAS
30/09/2015
1. INTRODUÇÃO
Uma empresa startup é uma instituição que está em formação para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza. Essas empresas, geralmente recém-criadas, estão em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados. O termo se tornou popular internacionalmente durante a bolha da internet entre 1996 e 2001. É muito comum dentre os startups possuidores de recursos financeiros, a dificuldade em tornar o negócio viável. Além de recursos financeiros, outros fatores, como uma formação empreendedora e treinamentos em gestão, por exemplo, são imprescindíveis para tais empresas, pois todo negócio precisa crescer e gerar receita para que se torne sustentável. No Brasil cerca de 60% das micro e pequenas empresas (MPEs) fecham antes de completar os 4 (quatro) anos de atividade e, dentre vários, a falta de recursos financeiros é um dos principais fatores para essa alta taxa de mortalidade.
2. DESENVOLVIMENTO
Um startup é uma empresa que está começando, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Por ser nova e estar com ideias inovadoras no mercado, ela se torna um empresa em condições de extrema incerteza mas acabam sendo empreendimentos com baixos custos iniciais e são altamente escaláveis, ou seja, possuem grande probabilidade de crescimento quando acabam se afirmando no mercado.
Na maioria dos casos, as startups tem base tecnológica constituídas por pessoas de comportamento empreendedor que acreditam em sua ideia e que trabalham arduamente para que se torne realidade. Esses empreendedores se aproveitam das vantagens que a tecnologia proporciona como: o uso da internet como canal de distribuição, as plataformas já desenvolvidas, etc., enfim, tudo isso pode ser usado como um