Trabalho em UBS (Unidade Básica de Saúde)
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE SEMINÁRIO INTEGRADOR I
ENTREVISTA COM PSICÓLOGO QUE ATUA EM UBS
Anelise Cordeiro
Lucas Oliveira
Luma Figueiredo
Mariana Zanchet
Pelotas, dezembro de 2013.
Introdução
Este trabalho busca apresentar uma ideia de como se dá a atuação do psicólogo em Unidades Básicas de Saúde.
“Pensar a atuação do psicólogo nas Unidades Básicas de Saúde, ou seja, nas instituições públicas de saúde destinadas à Atenção Primária à Saúde, não é uma tarefa fácil. O tempo de inserção desse profissional nessas instituições públicas de saúde é relativamente pequeno; há um contingente reduzido de profissionais atuando na área - apesar de vir aumentando gradativamente.” (Felício, 2013)
Para isso, procurou-se através de entrevista semi-estruturada, conhecer a realidade do trabalho na saúde pública e do psicólogo inserido em UBS.
Procuramos enfocar em nossa pesquisa, a atuação do psicólogo na equipe, as condições de trabalho que são destinadas a esse profissional, atuação considerando o paciente como indivíduo biopsicossocial, sua promoção e prevenção da saúde, a resistência da comunidade, os desafios e realizações, as expectativas.
“A partir de uma Psicologia da Saúde, o psicólogo é capaz de agregar e compartilhar saberes em busca da visão integral do sujeito, auxiliando na mudança do foco - da doença para o indivíduo - focalizando prevenção e a promoção da saúde, para atingir qualidade de vida. É um trabalho complexo e requer do psicólogo o embasamento amplo de várias áreas de conhecimento, deve ser dinâmico e visar à intervenção de grupos, e não de sujeitos isolados, por isso é importante ressaltar a necessidade de maior qualificação dos psicólogos para o trabalho, principalmente no nível de atenção primária, a fim de que a Psicologia possa realmente contribuir para o trabalho das equipes de saúde pública.” (Felício, 2013)