Trabalho Em Rede
ARQUIVOS
PROGRAMA MOBILIZAÇÃO SOCIAL
POLÍTICA DE TRABALHO EM REDE Max Dante, Rosilene Nunes (e outros)
Março/2000
SUMÁRIO
1. Apresentação
2. Introdução
3. Rede ou Redes – conceitos
4. Evolução ou trajetória das Redes
5. Características da Rede de Atendimento
6. Rede de Atendimento e a Política Nacional de Assistência Social, LOAS e ECA
7. O que é trabalhar em Rede?
8. Articulação das entidades para efetivação do trabalho em Rede
9. A Rede e as formas de atuação em conjunto – Graus de parceria
10. Procedimentos para tecer um trabalho em Rede
11. Plano de ação da Fundação Projeto Travessia
12. Anexos
13. Bibliografia
1. APRESENTAÇÃO
A Fundação Projeto Travessia desde sua criação, em 1995, traz como concepção básica o trabalho articulado, compartilhado e integrado em rede. Essa concepção está expressa em sua missão institucional: “... garantir os direitos de crianças e adolescentes em situação de rua, através da mobilização de esforços junto ao próprio grupo, à família, à comunidade, escola, rede de atendimento e à sociedade em geral, visando a melhoria da qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania”.
A inédita composição de sua diretoria que congrega empresas, bancos privados nacionais e internacionais, além de sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores também é expressão, na prática, dessa concepção. Portanto, é imprescindível que ao menos tentemos universalizar internamente o conceito de trabalhos em rede para que possamos definir umapolítica (referencial teórico) nessa direção e estabeleçamos alguns procedimentos (ações necessárias para concretização do referencial teórico).
Para isto o Programa de Mobilização Social que tem em seus objetivos “Contribuir para melhorar a qualidade do atendimento na rede de serviços e