Trabalho em grupo
claudiana marques araujo ivonildes carneiro mascarenhas reis janesuele silva firmo patricia da silva santos
o homem de vocação política
serrinha
2012
claudiana marques araujo ivonildes carneiro mascarenhas reis janesuele silva firmo patricia da silva santos
o homem de vocação política
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Oficina de formação:questão Social, Ciência Politica, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III e Economia politica.
Prof. Ângela Santini,Marco Rossi,Paulo Sergio Aragão,Sergio de Goes Barboza
serrinha
2012
INTRODUÇÃO
A política é uma relação entre seres humanos diferentes e plurais, tendo por isso caráter conflituoso.
Não é fácil discutir a questão da política nos dias de hoje. Estamos carregados de desconfianças em relação aos homens do poder. Porém, o homem é um ser essencialmente político. Todas as nossas ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo que fazemos na vida tem consequências e somos responsáveis por nossas ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolhessem por nós.
A nossa ação política está presente em todos os momentos da vida, seja nos aspecto privado ou público. Vivemos com a família, relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos partes integrantes da cidade, pertencemos a um Estado e País, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Devemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar com voluntário em uma causa em que acreditamos. Podemos votar em um político corrupto ou votar num bom político, precisamos conhecer melhor propostas, discursos e ações dos políticos que nos representam.
Não podemos confundir que política é simplesmente o ato de votar. Estamos fazendo política como tomamos