Trabalho em grupo
Instruções: LEIAM COM ATENÇÃO
Formem grupo de ATÉ 07 (sete) pessoas. Grupos com oito componentes não serão permitidos, tendo um nome riscado e atribuído a nota 0.
Os trabalhos precisam ser entregues digitados e impressos até as 13:00 do dia 04/09/2015. Trabalhos à mão ou entregues on line não serão aceitos.
Cópias, tanto da internet quanto de outros grupos, serão consideradas plágios, e atribuídas a nota 0.
Este trabalho apresentará termos com os quais vocês não estão acostumados. Faz parte da tarefa descobrir o que eles são e montar um glossário com os sinônimos destes termos. Os termos sublinhados obrigatoriamente precisam constar no glossário.
Este trabalho consiste em estudos de casos clínicos reais, envolvendo temas discutidos previamente em sala de aula.
O objetivo do trabalho é identificar e explicar os mecanismos fisiológicos envolvidos em cada uma destas patologias apresentadas.
Além disso, vocês deverão pesquisar os mecanismos de ação de algumas toxinas de ocorrência natural, que possuem ação neurotóxica.
Caso clínico número 1
IPF, sexo masculino, quatro anos, deu entrada no Hospital das Clínicas Costantino Otaviano, Teresópolis, RJ, com quadro de paresia em membro inferior esquerdo evoluindo em 24 horas para uma tetraparesia generalizada, sem história de infecção de vias aéreas superiores ou gastroenterite prévias. Ao exame neurológico, apresentou tetraparesia, hipotonia generalizada e abolição dos reflexos profundos. Três dias após a admissão, progrediu para um quadro de insuficiência respiratória, necessitando de suporte ventilatório por duas semanas. Fez uso de imunoglobulina intravenosa (2 g/Kg), apresentando melhora progressiva do déficit neurológico. Durante o período de intubação, desenvolveu infecção pulmonar, para a qual foi administrada antibioticoterapia. À punção liquórica, demonstrou albumina de 39,41 mg/dL. O exame eletroneuromiográfico evidenciou redução dos potenciais de ação musculares compostos, velocidade de