Trabalho em Grupo
Negociação é um processo bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta, ou seja, uma espécie de barganha, onde nem sempre as duas partes envolvidas saem com algum tipo de vantagem, essa é a semelhança entre negociação cooperativa e competitiva.
Ao longo do tempo e fruto de estudos aprofundados sobre o assunto, criaram-se tipos de negociação, e pra cada tipo de negociação se exige tipos diferentes de negociadores e situações.
A negociação competitiva também chamada de ganha-perde, exige que uma das partes leve vantagem a qualquer custo sobre a outra parte envolvida, requer que o negociador seja agressivo, forte, extremista e autoritário, sempre existe um vencedor já que as partes não trabalham de forma conjunta.
A negociação cooperativa também chamada de ganha-ganha, ao contrário da competitiva, se aplica de forma em que as duas partes saiam satisfeitas com o negócio em questão, os negociadores agem como se fosse solucionadores de problemas e tentam ao máximo firmar um acordo em que as duas partes saiam ganhando, os negociadores são passivos, pacientes, construtivos e trabalham de forma conjunta.
Um bom exemplo de quando e como deve ser usado a negociação competitiva é: em uma loja de artigos da Turquia, um cliente entra e pede um desconto no item x, o proprietário da loja não sede e diz enfático: _ O preço do produto é esse e ponto final, é pegar ou largar! O cliente então pensa e acaba comprando o produto pelo preço imposto pelo proprietário turco por precisar com urgência do item citado. Podemos ver claramente o autoritarismo, e a forma extremista com que age o proprietário da loja, visando única e exclusivamente que ele ganhe o que se propôs a ganhar desde o começo, sem ao menos tentar negociar de uma forma mais cordial e que favorecesse também o cliente.
Baseado nesse mesmo seguimento exemplificamos a negociação cooperativa da seguinte