Trabalho em grupo
Essa questão conta com uma imagem que complementa o texto, a interpretação do texto como um todo trás uma percepção de um futuro bem próximo, onde o mundo encara o gordo com um preconceito equiparado ao tratamento dado a um fumante.
O leitor poderia perfeitamente entender o texto somente com o código da escrita, porém perderia a essência do preconceito social imposto aos gordos, no futuro pregado pela questão. Preconceito esse que de forma alguma pode ser considerado igual ao do cigarro, pois esta é uma droga que comprovadamente trás males não somente a quem o usa, como também a quem está próximo, e no caso da obesidade os malefícios são sofridos pela própria pessoa, e existem casos em que a pessoa gorda é mais saudável que uma pessoa magra, deixando claro que tudo não passa de uma questão de estética.
Para responder as questões o leitor necessita de um conhecimento prévio do mundo citado no texto, pois tratando da atualidade o autor afirma que nunca houve tanto preconceito contra gordos, se o leitor desconhece esse preconceito a questão apresenta-se inverídica, sendo assim, as alternativas ficam sem nexo, e a mensagem principal do texto é desconsiderada.
Quanto à linguagem escolhida, assim como foi dito a cima, a imagem complementa o texto, porém um vocabulário limitado impede a total compreensão e impossibilita a correta resposta das questões, por exemplo, não entender o que significa eugenia não impede que se entenda o texto como um todo, mas tolhe a compreensão da ideologia esperada.
Ao analisar somente a peça publicitária relacionando a imagem do fusca com a frase “Think small”, pode-se deduzir que trata de um apelo para pensar pequeno, pois o carro é pequeno, logo: “Pense no carro”! Mas ao analisar o contexto histórico da época em que essa propaganda foi criada, é possível perceber uma gama de informações que relacionam a imagem com a frase em questão.
Na época os Estados Unidos vivia uma boa faze pós-guerra, o poder aquisitivo