Trabalho em Grupo -Pedagogia Unip
O presente trabalho visa relacionar as disciplinas estudadas no 1º bimestre do curso de Pedagogia com o texto proposto “A criança como participante”.
Através dos conteúdos estudados nas matérias “Homem e Sociedade”, Psicologia do desenvolvimento: Ciclo vital e Educação Ambiental, tivemos nossa visão alargada frente ao tão elevado poder cognitivo da criança em suas fases de desenvolvimento e também do poder que o meio em que ela vive influência sua formação.
Nossa meta aqui é relatar objetivamente o passo a passo percorrido no desenvolvimento cognitivo e metacognitivo da criança e as grandes transformações ocorridas nesse momento de troca e aprendizagem.
Traçamos aqui uma correlação entre o que foi proposto pelo trabalho TG e nossas considerações e conhecimento sobre o tema proposto.
2. Desenvolvimento:
As conexões estabelecidas entre a criança e o meio em que vive influenciam o seu desenvolvimento psicológico, pois existe uma relação natural entre a criança e a sociedade.
Ao longo da história as crianças eram consideradas incapazes e ignoradas, pois não eram reconhecidas como um ser que tem condições de aprender, eram vistos como “adultos pequenos”.
O meio em viviam era absolutamente igual ao dos adultos, trabalhavam desde cedo e por isso tinham suas infâncias ceifadas, e desde a mais tenra idade tinham obrigações a serem cumpridas com tamanha responsabilidade.
Os estudos sobre o desenvolvimento psicológico da criança teve seu início baseado nessas condições em que elas (as crianças) eram submetidas e como o meio em que viviam influenciavam sua vida para sempre.
Através desses estudos nasceram amplas oportunidades de pesquisa e entendimento sobre cada fase da infância e isso foi um avanço significativo que colaborou também para novos adventos da sociologia.
A teoria cognitiva de Jean Piaget (1896 -1980) trouxe uma luz para a compreensão da cognição humana e do processo de crescimento cognitivo e