trabalho em grupo helena
Helena era uma moça bonita, equilibrada, sensível e responsável. Ela era bem vista pela sociedade por conta dessas qualidades e, principalmente, por ser descente e boa dona de casa.
2. Ao se deparar com o testamento do Conselheiro Vale, Camargo diz: “Sabem o que estará aqui dentro? (...) Talvez uma lacuna ou um grande excesso”. (p.17). O que o documento revelou à família?
O testamento do Conselheiro do Vale alegava que ele havia uma filha que teve com Dona Ângela e seu nome era Helena. Ele também afirmava que ela teria sua parte na herança e, além disso, teria de tomar seu lugar na família.
3. Em que época a narrativa ocorreu? Faça uma pesquisa sobre como eram as os princípios sociais, religiosos e morais defendidos na época. Houve mudanças nesses princípios?
A narrativa ocorreu em 1850. Ele retrata aspectos sociais, religiosos e morais da época como a submissão da mulher, a sociedade patriarcal, a questão dos dogmas religiosos a respeito do casamento e a ânsia pela ascensão social. Atualmente a questão da estrutura familiar mudou, pois a mulher adquiriu direitos e é capaz de ser independente, a religião passou a não ter tanto espaço na sociedade, porém a questão de poder perante a sociedade permanece o mesmo, pois todos continuam fazendo de tudo para conseguir ascensão social.
4. Como foi a relação entre Helena e os membros da nova família, desde o início?
No início, houve um pouco de rejeição por parte de Dona Úrsula, mas foi necessário pouco tempo para que Helena conseguisse conquista-la com seu jeito dócil. Já Estácio, desde o início, a aceitou bem por conta da consideração pela vontade de seu pai.