trabalho em grupo do 2º semestre da unopar
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Parte inicial onde se deve expor a finalidade e os objetivos da atividade e outros elementos que situam o leitor no texto.
A inflação é um conceito que designa o aumento generalizado dos preços dos bens e serviços, isto é, a um aumento de preços na maioria dos bens e não só em alguns. Há uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração.
Por exemplo, uma cesta de produtos custa R$ 100 reais em julho e passa a ser vendida por R$ 150 reais em agosto, verifica-se uma inflação de 50% no mês. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo: “O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), também chamado de inflação do aluguel, porque é usado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários, subiu para 1,50% em setembro, sobre alta de 0,15% em agosto, divulgou nesta sexta-feira (27) a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em setembro de 2012, a variação fora de 0,97%.
A variação acumulada do índice em 2013, até setembro, é de 3,69%.
Em 12 meses, o IGP-M variou 4,40%.
Todos os subíndices componentes do IGP-M aceleraram no período.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou taxa de variação de 2,11%. No mês anterior, a taxa foi de 0,14%. Contribuiu para a aceleração o subgrupo alimentos processados, cuja taxa de variação passou de 1,13% para 1,85%.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,27% em setembro, ante 0,09% em agosto. Nesse caso, a principal contribuição para o acréscimo da taxa partiu do grupo transportes (-0,24% para 0,09%), com destaque para tarifa de ônibus urbano, cuja taxa passou de -0,80% para 0,32%.
O Índice Nacional de Custo da