Trabalho em equipe: a base da qualidade nas
ORGANIZAÇÕES
O texto fala sobre a importância da liderança na transformação de equipes focando o processo de melhoria contínua no sistema de qualidade. Existem muitas empresas com um aglomerado de pessoas trabalhando sem sinergia alguma. Transformar estes aglomerados de pessoas em equipes é uma forma eficaz de criar sinergia e maximizar os esforços individuais. Está cada vez mais claro que uma atividade não é isolada, é parte integrante de um processo. O resultado depende da participação de todos.
Um modo de tornar os funcionários mais comprometidos com os resultados é fazer com que eles participem de alguma forma do processo de decisão. Desta forma os funcionários se unem e se mobilizam mais em função da empresa. Para isto é necessário ir à busca de uma mudança de atitude na comunicação, estimulando e motivando a participação dos funcionários.
As pessoas responsáveis pela liderança devem buscar o comprometimento de todos no processo rumo à qualidade do desempenho. Esse processo encoraja e apóia a iniciativa a criatividade e o gerenciamento dos riscos.
A essência de uma equipe é o compromisso comum, que faz as pessoas se tornarem unidades poderosas de desempenho coletivo. Esta forma de compromisso requer um propósito no qual os seus membros devem acreditar para atingirem um objetivo comum.
É Imprescindível para a qualidade uma boa gestão de liderança de pessoas na mobilização destas, no conhecimento, nas habilidades e atitudes de todos da organização.
O processo de melhoramento da equipe é uma aprendizagem a qual todos da empresa deveriam participar como uma só equipe, para que não ocorresse problemas de comunicação. É de extrema importância que as empresas transformem ou mudem sua cultura para melhor, de modo permanente.
O trabalho em equipe tem sido valorizado e tem que ser porque aguça, estimula e ativa a criatividade e geralmente traz bons frutos, ou seja resultados positivos.
Conceito de