trabalho em dividual
A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities and theats). Ela envolve o monitoramento dos ambientes externo e interno. KOTLER e ARMSTRONG, 2006.
Análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças)
Uma unidade de negócios tem de monitorar importantes forças macroambientais (econômicas, demográficas, tecnológicas, político-legais, e socioculturais) e significativos agentes microambientais (clientes, concorrentes, distribuidores, fornecedores) que afetam sua capacidade de obter lucros. Um objetivo importante da avaliação ambiental é o reconhecimento de novas oportunidades. KOTLER e ARMSTRONG, 2006.
Análise do ambiente interno (forças e fraquezas)
Uma coisa é perceber as oportunidades atraentes, outra é ter a capacidade de tirar o melhor proveito delas. Cada negócio precisa avaliar periodicamente suas forças e fraquezas internas. KOTLER e ARMSTRONG, 2006.
O modelo de análise denominado, em inglês, SWOT (strengths, weaknesses, opportunities and theats), e, em português, de PFOA (potencialidades e fraquezas, oportunidades e ameaças) ou FOFA (forças e oportunidades, fraquezas e ameaças) constitui-se em um dos mais importantes sistemas de informação cujo objetivo é o de subsidiar decisões relativas ao planejamento estratégico de marketing. YANAZE, 2011.
Exemplo de análise SWOT
(Exemplo de uma empresa de provedor de internet).
FORÇAS FRAQUEZAS
- Produtos/Serviços bem posicionados no mercado e com tecnologia;
- Sistema de assistência técnica 24hrs com plantão, (se o técnico resolve o cliente paga se não resolve não paga);
- Credibilidade relevantes junto aos clientes;
- Deixam computador para backup, caso tenham que levar o do cliente para conserto;
- Atendimento local (que a DSL não tem é 0800). - Não possui serviço de pós-venda;
- Desorganização no serviço ao cliente;
- Funcionários não tem uma divisão de tarefas