Trabalho em altura
Suspensão inerte é a situação em que um trabalhador permanece suspenso pelo sistema de segurança, até o momento do socorro.
A necessidade de redução do tempo de suspensão do trabalhador se faz necessária devido ao risco de compressão dos vasos sanguíneos ao nível da coxa com possibilidade de causar trombose venosa profunda e suas possíveis consequências.
Para reduzir os riscos relacionados à suspensão inerte, provocada por cintos de segurança, o empregador deve implantar planos de emergência para impedir a suspensão prolongada e realizar o resgate e tratamento o mais rápido possível.
Quanto mais tempo a vítima ficar suspensa maiores serão os riscos para sua saúde.
PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS
São sinais e sintomas relacionados à suspensão inerte em cintos de segurança, estes podem começar já após o segundo minuto de suspensão:
1. Formigamento, Amortecimento;
2. Tonturas, Náuseas, Hipertermia, Inconsciência;
3. Represamento de volume circulatório nos membros inferiores, resultando varias complicações (choque circulatório, reações fisiológicas, entre outras)
4. Traumas irreversíveis, óbito.
* Empilhadeira com gaiola
PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA
Garantir a própria segurança:
De nada serve socorrer a uma vítima, se o sucesso da operação custar a vida de um socorrista. É necessário garantir, na medida do possível, a segurança da equipe de salvamento e demais envolvidos na situação, além da segurança do próprio acidentado. Não agravar as lesões:
Em muitos casos, é mais importante a qualidade no atendimento e a correta manipulação do acidentado (imobilização, contenção de hemorragia, prevenção de choque,...) do que a rapidez. Primeiro afastando-o do perigo sem submetê-lo a novos danos, para que adiante seja realizada a estabilização da vítima e para que seja possível a