TRABALHO ELIVETE
CAROLINA CAVALER
PATRÍCIA RIBEIRO
SUEINE GONÇALVES
A PESSOA IDOSA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: SUJEITO DE DIREITOS
TUBARÃO
2015CAROLINA CAVALER
PATRÍCIA RIBEIRO
SUEINE GONÇALVES
A PESSOA IDOSA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: SUJEITO DE DIREITOS
Relatório apresentado à disciplina de Educador Social: Conceito e Atuação, do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade do Sul de Santa Catarina, no semestre de 2015-1.
Orientadora: Elivete Andrade
TUBARÃO
2015
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar os direitos que correspondem às pessoas idosas na Constituição Federal de 1988 e do Guia da Pessoa Idosa – 2ª Edição 2010, situando-os num contexto histórico/teórico, abordando os grandes marcos e fundamentos, e neste mesmo sentido, visando dinamizar um processo socioeducativo comprometido em identificar todo tipo de violência e a violação dos direitos humanos, direitos fundamentais assegurados constitucionalmente. A garantia de uma vida digna e saudável configura o pilar na elaboração e implementação de políticas públicas direcionadas a resguardar o direito a dignidade e bem social.
É de suma relevância unir esforços para que a população idosa possa viver com respeito, dignidade e saúde.
Contudo, é através do preparo do educar social como mediador de conhecimento, poderemos contribuir para as mudanças de comportamento e aquisição de novos hábitos para que haja melhoria na condição de vida dessas pessoas, pois acreditamos que o envelhecimento ativo é uma conquista possível e saudável.
2. JUSTIFICATIVA
O envelhecimento da população é um dos maiores desafios da humanidade em todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento. Por isso medidas são impostas pelas leis, para ajudar pessoas acima de 60 anos de idade a se manterem saudáveis e ativas.
A ideia