Trabalho Eliezer
O termo psicopedagogia é usado para referir à psicologia dos processos ligados à aprendizagem e ao ensino. Segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia, é entendida como a área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades.
Seu objeto de estudo é a pessoa a ser educada, seus processos de aprendizagem e as alterações de tais processos, visando a resolver problemas de aprendizagem mediante o atendimento individual e terapêutico, tendo o profissional uma atuação remediativa e preventiva.
Em seu campo teórico, há inúmeras abordagens acerca das dificuldades de aprendizagem, dois autores representantes da abordagem afeto-cognitiva, que buscam na Psicanálise subsídios para a compreensão dos problemas de aprendizagem: Jorge Visca e Sara Pain.
Jorge Visca elaborou a abordagem teórico-técnica denominada Epistemologia Convergente, para conceituar aprendizagem e suas dificuldades, articula as dimensões afetiva e cognitiva como constituintes de um sistema único, no qual há constante interjogo entre essas duas dimensões. Para ele, a análise do interjogo construído pelas duas dimensões é fundamental, pois fornece subsídios para a compreensão da singularidade dos processos de aprendizagem de cada individuo.
Sara Pain apresenta uma proposta de trabalho sobre problemas de aprendizagem fundamentada e articulada sobre três teorias: a psicanálise, a teoria piagetiana e o materialismo dialético. Considera a participação do inconsciente na construção do conhecimento. A dificuldade de aprendizagem é vista como sintoma e cumpre uma função positiva e integrativa dentro da estrutura total da situação pessoal. Para lidar com a dificuldade de aprendizagem, sua proposta é inter-relacionar os aspectos orgânicos, intelectuais e o desejo do sujeito, este visto como ser histórico.
A psicanálise possibilita compreender certas dificuldades do aluno, na medida em que dá a conhecer o processo de desenvolvimento de sua personalidade. Ao