Trabalho Eletronica Digital
ELETRÔNICA DIGITAL
Fortaleza Julho/2015
LAYSA KEYRE FREIRE JUSTINO
Trabalho apresentado ao Professor Edson Da Silva Almeida, da disciplina Eletrônica Digital, do turno noite do curso de Técnico em Telecomunicações.
Fortaleza Julho/2015
INTRODUÇÃO
A eletrônica pode ser subdividida em dois grandes ramos: a eletrônica analógica e a eletrônica digital. A analógica é a que trata de vários sinais de tensão e correntes diferentes, com vários componentes dedicados a tratar esse sinal e gerar uma saída adequada a cada situação. Os exemplos práticos mais comuns da eletrônica analógica são as fontes de alimentação, filtros de sinal, circuitos ligados a acústica, entre outros.
A eletrônica digital, por sua vez, trata apenas de dois níveis de sinal e com eles faz combinações de entradas e saídas de acordo com sua lógica. Ela é a parte central dos computadores, sistemas microcontrolados e, com certeza, do cérebro de um robô. Existem circuitos digitais especiais que podem fazer contagens, armazenar dados (mémoria) ou até mesmo processar informações.
CIRCUITOS INTEGRADOS E PORTA LÓGICA
Em lógica, existem somente dois resultados possíveis: falso ou verdadeiro. Por ter somente 2 resultados possíveis o sistema binário é ideal para ser trabalhado com problemas que envolvam lógica. Em 1854, um matemático britânico chamado George Boole criou um método de expressar pensamentos de forma lógica e matemática que ficou conhecido como “Álgebra