TRABALHO EGITO
Gabriela Neves de Souza
EGITO
São Paulo, 2015.
Gabriela Neves de Souza
EGITO
São Paulo, 2015.
Sumário
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
A Civilização Egípcia 5
Dinsstia egípcia 6
O Antigo Império (3200-2200 a.C.) 7
O imenso potencial da engenharia e da arquitetura do Egito 7
RELIGIÃO 11
RITUAIS DE VIDA E MORTE 12
OS DEUSES 14
O CONHECIMENTO E AS ARTES 14
A ESCRITA EGIPCIA 15
A VIDA COTIDIANA DOS EGÍPCIOS 17
AS MULHERES NA SOCIEDADE EGÍPCIA 18
Egito Antigo 21
ECONOMIA 22
Influência do Egito antigo na África 23
CONCLUSÃO 30
Bibliografia 31
INTRODUÇÃO
O Egito, dentre todas as sociedades do Oriente Próximo Antigo, é a civilização mais rica de material arqueológico, sendo então a civilização com mais fontes históricas para pesquisa. Entre o período de 5000 e 3000 a.C, acontece o surgimento do reino unificado do Egito. À partir do período Pré-Dinástico, começam à surgir mudanças sociais drásticas notadas pela arqueologia. Estudos arqueológicos ao sul do Vale do Nilo Egípcio, revelaram que no final do período Pré-Dinástico já se encontravam lá uma população numerosa, aglomerada em construções fortificadas, com um templo de prestígio, e com boas condições de irrigação propiciadas pelas cheias do Nilo.
DESENVOLVIMENTO
A Civilização Egípcia
Múmias, pirâmides monumentais, faraós poderosos e muito mistério. A civilização egípcia surgiu há mais de 6 mil anos, no vale do rio Nilo.
Nilo, o coração do Egito O rio Nilo nasce na África Central; a chuva que ocorre próxima às nascentes mantém o rio perene em pleno deserto. De julho a dezembro, o rio transborda, fertilizando as terras ribeirinhas. Um grande rio como o Nilo só pode ser aproveitado de forma ampla se houver o esforço coletivo para o tratamento rápido do solo para o plantio e a construção de canais de irrigação. O historiador grego Heródoto chamava o Egito de “Dádiva do