Trabalho ed
Este procedimento tem por objetivo estabelecer as diretrizes para assegurar a competência, conscientização e treinamento, para o pessoal que executa atividades que afetam a qualidade do produto e da gestão da qualidade da Prysmian.
Colabora na implementação do requisito 6.2.2 da ABNT NBR ISO 9001:2008.
2. RESPONSABILIDADES
As responsabilidades e autoridades para a prática das diretrizes previstas neste procedimento estão descritas ao longo de seu texto.
3. NORMAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Para um melhor entendimento deste procedimento é interessante a consulta ao(s) seguinte(s) documento(s):
• Descrição de Cargos.
4. DEFINIÇÕES
4.1 Treinamento
Tipo de ação que pode ser adotada para provisão (ou melhoria) de competências, detectadas como necessárias para exercer atividades consideradas críticas.
4.2 Treinamento programado
Treinamento previsto no Plano Anual de Treinamento – PAT com antecedência, para provisão (ou melhoria) de competências.
4.3 Treinamento não programado
Treinamento para provisão (ou melhoria) imediata de competências.
4.4 Treinamento interno
Treinamento conduzido a partir de metodologias e recursos da própria empresa ou treinamentos sem a necessidade de Solicitação de Bolsa para Curso Externo (ver 5.3.1.2), como por exemplo, cursos “in company”.
4.5 Treinamento externo
a) Treinamento em grupo coordenado pelo RH/Treinamento conduzido a partir de metodologias e recursos de terceiros, podendo ser realizado interna ou externamente as instalações da empresa.
b) Treinamento Individual conduzido a partir de metodologias e recursos de terceiros com a necessidade de Solicitação de Bolsa para Curso Externo.
5. CONTEÚDO
5.1 Atividades que afetam a qualidade dos produtos e competências necessárias
A Gerência de Sistemas da Qualidade, juntamente com cada área deverão identificar as atividades consideradas críticas para a gestão do sistema da qualidade, com