Trabalho economia
Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas ?
Resposta: Para os mercantilistas a riqueza consistia no interesse em aumentar o acumulo de metais preciosos, que ocasionaria o estimulo do comercio exterior e entesouramento de riquezas de uma nação. Para os fisiocratas a riqueza consistia apenas em bens produzidos com a ajuda da natureza, em atividades econômicas como a lavoura, pesca e a mineração.
Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias? * * Resposta: Adam Smith, sua ideia é de que o estado deveria ser restrito a três funções principais, quais sejam:
1 - Defesa da Nação.
2 - Garantir Justiça e Segurança. * 3 - Desenvolver certas obras sociais necessárias que a iniciativa privada não pudesse desenvolver. * 4 - Defendeu a teoria de que o trabalho humano era a principal causa da riqueza das nações, com a ideia de livre iniciativa do mercado, especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico. *
O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor? * * Resposta: A teoria das vantagens comparativas trata-se do estudo do comercio internacional, analisando por que as nações negociam entre si, se é melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comercializados, chegando à conclusão de que o comercio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção. David Ricardo.
Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio de Keynesiano da demanda efetiva? Resposta: A lei de say defende a teoria de que a economia mercantil, como o objetivo do produtor é trocar as mercadorias por ele produzidas por outras mercadorias, o valor da produção de um produtor qualquer é