TRABALHO ECONOMIA
1 - Os bens econômicos caracterizam-se pela utilidade, pela escassez e por serem transferíveis. Já os bens livres são aqueles cuja quantidade é suficiente para satisfazer a todo mundo.
2 - A escassez existe porque as necessidades são ilimitadas e os bens são limitados, ou seja, nunca todas as pessoasvão ter tudo o que desejam, tanto em países pobres quanto em países ricos mesmo que em diferentes proporções.
3 - Deve- se primeiro satisfazer as necessidades básicas e primárias, como alimentação, vestuário e saúde.
4 – os três fatores produtivos tradicionais são terra, capital e trabalho.
5 – As necessidades futuras quando forem utilizadas na produção de bens de consumo e se dedicarmos certa quantidade de recursos para produzir bens de capital.
6 – Sim, pois o custo de oportunidade de um bem ou serviço é a quantidade de outros bens ou serviços a que se deve renunciar para obtê-lo.
7 – Não, porque bens livres são ilimitados em quantidade e muito abundantes e não são apropriáveis.
8 – Necessidades individuais: consistem nos bens em processo de preparação para o consumo, matéria prima e estoque.
Necessidades coletivas: consistem em todo tipo de instrumentos empregados na produção, edifícios e maquinaria.
9 – A escassez é um termo relativo porque os bens e serviços são diversificados e dependem de diversos fatores para uma análise real.
CAPÍTULO 2 – OS AGENTES ECONÔMICOS
1. Quais são os agente econômicos básicos?
As famílias, as empresas e o setor público
2. O que se entende por ação?
A ação representa uma fração da propriedade e da sociedade, elas conferem direitos políticos e econômicos que inclui-se na repartição de lucros caso se produzam
3. Que diferenças existe entre variáveis que expressam termos nominais e termos reais?
A diferença é muito usada em economia e é fundamental para entender a inflação. A distinção depende da variação de preços e está distinção se faz utilizando termos unidades monetárias correntes e unidades monetárias